NotÃcia

MPPA promove diálogo com estudantes em Marabá sobre direitos e cidadania
Em mais uma ação do projeto "O Despertar Cidadão: O Ministério Público nas Escolas", o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) recebeu, na segunda-feira (24), cerca de 90 alunos do 3º ano da Escola Estadual Acy de Jesus Neves de Barros Pereira e do Colégio Alvorada, no prédio das Promotorias de Justiça de Marabá. A atividade contou com a presença de aproximadamente 90 estudantes, que vivenciaram uma manhã de debates e discussões sobre o papel do MP e as diversas áreas de atuação de seus membros
Os promotores de Justiça de Marabá Samuel Furtado Sobral, Jane Cleide Silva Souza e José Grisi Dantas receberam os alunos e conduziram a palestra, abordando temas como as funções do MP, seus conceitos, atividades e as ações desenvolvidas na proteção dos direitos da sociedade. Durante o evento, os estudantes também participaram de uma palestra interativa sobre os "Direitos da Criança e do Adolescente: Violações de Direito x Proteção Integral", com foco em como garantir os direitos da infância e juventude.
A programação ainda incluiu a exibição de três vídeos que incentivaram discussões importantes. O curta-metragem "Vida Maria" (2006) gerou reflexão sobre a importância do acesso à educação e os impactos das experiências de infância no futuro dos indivíduos. Também foram exibidos trechos da série "Adolescência" (2024), disponível no streaming da Netflix, que abordaram questões como o sistema educacional, bullying e a importância de uma escola engajada e atenta aos direitos dos estudantes. Além disso, o trailer do filme "Quatro Dias com Ela" (2020) fomentou uma análise sobre o direito à saúde dos jovens, proteção contra vícios e o direito à construção de um projeto de vida.
O projeto "O Despertar Cidadão: O Ministério Público nas Escolas" tem como objetivo promover a educação cidadã nas escolas de Marabá e região. A iniciativa foi lançada oficialmente no dia 13 de março de 2025, com uma palestra inaugural realizada no auditório das Promotorias de Justiça de Marabá.
O projeto é executado de forma conjunta por promotores de Justiça da Região Sudeste do Pará, incluindo Cristine Magela Correa (PJ do Júri de Marabá); Francisca Paula Morais da Gama (PJ da Infância e Juventude de Marabá); Jane Cleide Silva Souza (PJ da Infância e Juventude de Marabá); José Grisi Dantas (PJ da Saúde, Educação e Direitos Constitucionais de Marabá); Lílian Viana Freire (PJ da defesa dos direitos da Pessoa Idosa, Pessoa com Deficiência, Órfãos, Incapazes e Interditos de Marabá); Samuel Furtado Sobral (PJ Criminal de Marabá); Alexssandra Muniz Mardegan (PJ Agrária de Marabá); Aline Cunha da Silva dos Reis (PJ de Jacundá); Elimara Aparecida Ferreira Moura (PJ Susbstituta); Erick Ricardo de Souza Fernandes (PJ de São Geraldo do Araguaia).
Texto: Hannah Franco/Ascom MPPA
Foto: Ascom MPPA