MPPA define cronograma e localidades para ações de combate à Doença de Chagas durante 2025

No mês de novembro, a coordenadora do Núcleo de Defesa do Consumidor do Ministério Público do Estado do Pará (Nucon/MPPA), Érica Almeida de Sousa, realizou uma reunião na sede do órgão, em Belém, para planejar a agenda de ações do Nucon nos municípios para o ano de 2025. O objetivo é reforçar o combate à Doença de Chagas no Estado.

Participaram da reunião a assessoria ministerial, a Coordenação Estadual do Controle da Doença de Chagas da Secretaria de Saúde do Pará (CECDCH/SESPA), o Departamento Estadual de Vigilância Sanitária (DEVS/SESPA) e o Grupo de Apoio Técnico Interdisciplinar do Ministério Público do Estado do Pará (GATI/MPPA).

Ficou definido que as missões oficiais do NUCON serão realizadas em 10 municípios ao longo de 2025, com o propósito de intensificar as ações para minimizar a transmissão da Doença de Chagas. As iniciativas incluem o incentivo às boas práticas de fabricação de alimentos, especialmente relacionadas ao açaí.

Os municípios selecionados para as visitas são: Belém, Curralinho, Bagre, Breves, Afuá, São Sebastião da Boa Vista, Muaná, Limoeiro do Ajuru, Cametá, Abaetetuba e Bujaru. Essas localidades foram escolhidas estrategicamente por apresentarem os maiores índices de incidência da doença. Mais informações sobre as visitas serão divulgadas em breve.

Texto: Ministério Público do Estado do Pará (MPPA)
Foto: Divulgação / MPPA